Está Certo Respirar Pela Boca?

Depende. Há respirações yóguicas que se valem de respirações pela boca para fazer uma limpeza no organismo e na mente, dar uma resfriada interna e para outros fins, sim. Mas elas são respirações específicas e pontuais feitas por um breve período de tempo e não durante um dia todo, todos os dias. Porque respirar pela boca fazendo uma respiração específica por um curto tempo é bem-vinda e pode trazer benefícios, inclusive. O que não é o ideal e que pode trazer consequências negativas para a sua qualidade de vida é respirar pela boca como a sua respiração default toda vez que vai inspirar.

Outro situação de respiração pela boca que não compromete a sua qualidade de vida seria respirar pela boca ao fazer ou depois de fazer exercícios extenuantes. Por um breve período de tempo não vai ser um problema. E tem inclusive quem ache que nestas situações possa até trazer uma melhora na performance. Outros acreditam que não faz diferença. Enfim…

Portanto respirar pela boca nestas ocasiões não tem problema. Já a respiração pela boca, sendo ela a sua respiração default, aquela que você respira desta forma o tempo todo ou boa parte do tempo, esta não é uma boa respiração para ser ter, não.

E não é uma boa porque respirar pela boca não conta com algumas das vantagens de se respirar pelo nariz (órgão que foi feito para este propósito) como a filtragem do ar através dos pelos nasais bloqueando assim a entrada de grande parte da poeira, pólen e outros alergênicos e tem ainda a umidificação do ar inalado que o aquece à temperatura corporal e hidrata facilitando assim os pulmões a usarem o ar que chega até eles.

Outro plus é que respirar pelo nariz ajuda o diafragma a trabalhar adequadamente. Além do que respirar pelo nariz também produz óxido nítrico que dilata os vasos sanguíneos melhorando a circulação e oxigenação no corpo.

Isso sem falar que respirar pela boca pode impactar negativamente na formação do maxilar e dos dentes (quando ela é a respiração default durante o seu crescimento) e na qualidade do seu sono em qualquer etapa da sua vida. Ela pode ainda ser a responsável por roncos, mau hálito, cáries, gengivas inflamadas e boca seca. Sem falar que respirar pela boca aumenta a possibilidade de alergênicos chegarem aos pulmões já que por ela não tem como filtrar o ar.

E como faz para voltar a respirar pelo nariz? Bom, primeiro é bom investigar se tem algum problema físico impedindo que se respire pelo nariz como algum desvio de septo nasal, narinas pequenas ou alguma congestão momentânea.

Se não tiver nenhum problema físico, treinar a respiração pelo nariz é o que vai ajudar. Tem ainda a possibilidade de usar uma fita adesiva na boca ao dormir para tentar reverter este condicionamento. Ou mesmo durante o dia, em casa.

Uma boa leitura a respeito de respiração pelo nariz e pela boca você encontra nos livros: Respire de James Nestor e The Oxygen Advantage de Patrick McKeown.

Eles não são livros a este respeito específico, mas ambos falam sobre isso.

E tem ainda este artigo na Veja Saúde sobre Respiração que aborda este tema também.

Published by Fab Fernandes

Consultora de Imagem e Estilo. Terapeuta de Closet. Entusiasta de Yoga. Yoga Breathing Coach. Sempre pronta para uma nova aventura.

Leave a comment