Esta é uma das primeiras Respirações que eu ensino no meu Programa de Respiração Yóguica, a 4,4. E ela tem este nome porque você vai inspirar em 4 tempos e vai expirar em 4 tempos. Ela é uma respiração que vai equilibrar o seu sistema nervoso central, as suas emoções. Vai trazer foco, serenidade e equilíbrio pro seu momento. Ela é também uma Respiração Adaptogênica que permite estabilizar o que estiver off.
Vamos Respirar?
Sente-se confortavelmente numa cadeira com os pés espalmados no chão, preferencialmente sem meias ou sapatos. Ou então, sente-se no chão de pernas cruzadas. Coluna reta, Sem recostar na cadeira ou na parede. E sem perder a postura, relaxe os ombros, o rosto, o pescoço… Queixo paralelo ao chão. Mãos relaxadas nos joelhos. Feche os olhos pra começar.
Inspire pelo nariz inflando a barriga contando em quatro tempos: 1, 2, 3, 4. Expire pelo nariz desinflando a barriga contando em quatro tempos: 4, 3, 2, 1. E continue nesta sequência por 11 respirações completas. Lembre-se de inspirar e expirar devagar para conseguir inspirar e expirar em quatro tempos. Quando terminar, volte a respirar normalmente mantendo os olhos fechados por alguns instantes. E quando quiser, vá abrindo os olhos lentamente.
Toda vez que sentir que precisa dar uma equilibrada no emocional, que precisa respirar para focar, pensar ou mesmo agir, pare, sente e faça esta respiração.
Se preferir, tem o audio guiado aqui. 👇🏼
